Tudo na palma da mão

Além da comodidade oferecida pelo mobile, os consumidores buscam segurança

Além da comodidade oferecida pelo mobile, os consumidores buscam segurança

Resumo do post:

  • os consumidores buscam segurança nas operações financeiras realizadas no dispositivo móvel
  • o número de transações financeiras via mobile banking cresceu cerca de 50% de 2017 para 2018 e o Brasil é o 4º maior mercado de apps do mundo
  • a tecnologia é uma importante aliada no combate à fraude:  inteligência artificial e análise da dados.

Comodidade, praticidade, informação e diversão. Tudo na palma na mão dos consumidores. O mundo está mobile. Depois que os smartphones ganharam importância e relevância no dia a dia dos brasileiros, tornou-se frequente novos lançamentos e atualizações nesse mercado.

Para se ter uma ideia, o Brasil é o 4º maior mercado de apps do mundo, segundo pesquisa apresentada pela APP Annie Forecast 2016-2021. Além das facilidades permitidas pelo aparelho móvel, os consumidores buscam também por segurança. E muitas vezes, quando pensamos no mobile, dificilmente lembramos das fraudes.

O mercado financeiro acompanhou essa transformação digital e assim houve um grande crescimento do mobile banking no Brasil. O gráfico abaixo apresenta uma comparação entre o uso de banco pelo celular em comparação com outros tipos de acesso como internet banking, ATM e agências bancárias.

 composição das transações bancárias por canal (em %)

Os dados são da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2019

Para exemplificar a velocidade de crescimento do mobile banking, o número de transações por meio desse canal em 2018 foi praticamente o dobro da realizada em 2016. O total foi de 31,8 bilhões contra os 18,6 bilhões registrados em 2016.

A comodidade de efetuar as operações por um dispositivo na palma da mão explica esse avanço. Além da praticidade e da busca por melhores experiências, os consumidores buscam segurança.

E com o aumento das transações no mobile, aumentam também o número de fraudes e as formas como elas são realizadas.

Como a tecnologia ajuda na segurança do usuário?

Hoje em dia a tecnologia já te possibilita, em tempo real, avaliar a identidade do cliente e prevenir a fraude. A Inteligência Artificial, análise de dados e estudo do comportamento do consumidor são fatores fundamentais nesse processo e que ajudam a garantir a segurança das partes envolvidas em todas as operações financeiras.

Para otimizar custos, tempo e prezar pela reputação é importante que as instituições financeiras fiquem sempre atentas as soluções tecnológicas para lidar com essas ameaças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *